Como Funciona

Este não é um grupo comum, havendo nele uma série de peculiridades importantes. Nesta página vamos explicar um pouco do funcionamento desse grande grupo musical aos que querem dele participar, ou que estejam apenas curiosos.



Apenas para alunos matriculados

A Orquestra de Rock da UnB (ORUnB) é integrada apenas por alunos matriculados nas disciplinas Prática de Conjunto (1 a 6) e Instrumento Principal Canto Popular (1 a 6) dos professores Alexei Alves e Hugo Leonardo, ambas oferecidas pelo departamento de Música. Estas disciplinas são abertas a alunos de todos os cursos da UnB mas a preferência é dada a alunos pertencentes aos cursos de Música. Para se matricular nestas disciplinas com estes professores e assim participar neste período (segundo semestre de 2013) da ORUnB é obrigatória a participação na reunião inaugural do projeto a ser realizado no dia 23 de agosto no auditório da UnB às 18hs.


Uma megabanda

Ao contrário das bandas de rock normais, que costumam ter entre 3 a 5 integrantes, a ORUnB será formado por 13 a 20 músicos que se revezarão entre as músicas.
  • 4 a 5 guitarristas
  • 3 a 4 baixistas
  • 2 a 3 bateristas
  • 1 a 3 tecladistas
  • 3 a 5 vocalistas
Havendo mais interessados do que vagas para cada um dos instrumentos, será necessária a realização de uma audição para definição dos integrantes.

Também queremos incluir uma "mini" orquestra de câmara, ou seja, um conjuntinho de cordas (violinos, viola e cello) e alguns sopros (metais e madeiras). O tamanho desse grupo vai depender, porém, do interesse de alunos desses instrumentos.

O grupo contará também com um conjunto de arranjadores que liderarão os ensaios e escreverão os arranjos das músicas a serem apresentadas. Estes arranjadores serão de grande importância por dois motivos. Em primeiro lugar eles devem agilizar o processo de aquisição das músicas e preparação musical, centralizando o processo decisório na construção do repertório durante os ensaios. Em segundo lugar há que se levar em conta que, pela própria proposta da banda que terá de condensar no show um vasto número de músicas, usaremos o formato do pout pourri.


Pout Pourri temáticos - Capítulos de uma história

Para conseguirmos abarcar cinco décadas de grandes transformações musicais, optou-se pelo uso do formato Pout Pourri, onde várias músicas serão executadas unidas umas às outras. Cada uma dessas peças terá o nome de "capítulo", durando aproximadamente 10 minutos e combinando alguns temas e canções importantes de um período ou estilo. Estes capítulos serão apresentadas de modo cronológico de forma a realçar o rock como processo evolutivo e provendo ao espectador uma visão histórica do gênero. Na seção "repertório" dessa página adiantamos quais as músicas a serem apresentadas pelo grupo, capítulo a capítulo.


Um grupo com várias formações

A ORUnB será subdividida em várias formações, cada uma voltada para apresentar um período específico. Estas formações poderão ensaiar separadamente ou poderão trabalhar de modo integrado, dependendo das exigências de arranjo. Isso permitirá que a ORUnB tenha um grande número de músicos e ajudará para que consiga representar fielmente vários diferentes períodos, visto que cada músico poderá se especializar mais em algum desses estilos.


Ensaios com cantores desde o início do semestre

Ao contrário do que vem acontecendo com os outros grupos que combinam alunos de canto popular e de prática de conjunto, os cantores deste grupo ensaiarão desde o início dos trabalhos com a banda e não apenas no final do semestre. Desse modo a atividade prática dos cantores será sempre simultânea com a dos músicos.


Mais alguma dúvida?

Se você tem mais alguma pergunta sobre o funcionamento da ORUnB poste aqui abaixo, na seção de comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário